Introdução à álgebra
PARA PENSAR!
*Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?
*Uma barra de rapadura pesa 1 kg mais meia barra de rapadura. Quanto pesa a barra de rapadura?
*Hoje, Isabel tem 40 anos e seu filho André tem 8 anos. Daqui a quantos anos a idade de André será igual à metade da idade da mãe?
A álgebra se caracteriza fundamentalmente pelo uso de letras e é uma ferramenta poderosa na solução de muitos problemas.
Vamos começar com um exemplo bem simples.
EXEMPLO 1
A soma de dois números consecutivos é 13. Quais são esses números?
Este é um problema com quantidades pequenas. Por isso, é possível calcular mentalmente que os números são 6 e 7. Mas, como na vida real nós nem sempre trabalhamos com quantidades pequenas, vamos aprender a equacionar e a resolver problemas como esse.
Primeiro, vamos equacionar o problema:
& dois números consecutivos ---> x e x + 1
& sua soma é 13 ----> x + (x + 1) = 13
Agora, vamos resolver a equação:
x + (x + 1) = 13
Eliminando os parênteses e juntando os termos semelhantes.
x + x + 1 = 13
2x + 1 = 13
2x + 1 - 1 = 13 - 1
Subtraindo 1 dos dois membros
2x + 0 = 12
2x = 12
Dividindo os dois membros por 2.
x = 6
Então, x = 6 e x + 1 = 7. Ou seja, os números procurados são 6 e 7.
O que é uma equação?
Um dos significados apresentados pelo dicionário para a palavra equação é este: “qualquer igualdade entre seres matemáticos que só é satisfeita para alguns valores”. De um modo mais simples, podemos dizer que toda equação tem:
* uma letra que indica um número desconhecido;
* um sinal de igualdade (=).
A letra é a incógnita da equação. Por exemplo: na equação 2x + 5 = 21,
a letra x é a incógnita, isto é, o termo desconhecido.
A palavra incógnita significa desconhecida e a palavra equação significa igualdade (o prefixo -equa, em latim, quer dizer igual).
Numa equação, a expressão que fica à esquerda do sinal de igual é chamada de 1º membro e a que fica à direita é chamada de 2º membro.
Resolver uma equação sem perder o equilíbrio
Podemos comparar uma equação a uma balança em equilíbrio.
Isso significa que os dois pratos devem estar em equilíbrio. Se alguma coisa for acrescentada a um dos pratos, um peso igual deve ser acrescentado ao outro prato, para não se perder o equilíbrio. E o mesmo deve ser feito quando alguma coisa é retirada de um dos pratos.
Na balança da figura anterior, as 2 abóboras mais um peso de 2 kg somam um peso igual a 10 kg. Isso pode ser escrito da seguinte maneira:
O que é uma equação?
Um dos significados apresentados pelo dicionário para a palavra equação é este: “qualquer igualdade entre seres matemáticos que só é satisfeita para alguns valores”. De um modo mais simples, podemos dizer que toda equação tem:
* uma letra que indica um número desconhecido;
* um sinal de igualdade (=).
A letra é a incógnita da equação. Por exemplo: na equação 2x + 5 = 21,
a letra x é a incógnita, isto é, o termo desconhecido.
A palavra incógnita significa desconhecida e a palavra equação significa igualdade (o prefixo -equa, em latim, quer dizer igual).
Numa equação, a expressão que fica à esquerda do sinal de igual é chamada de 1º membro e a que fica à direita é chamada de 2º membro.
Resolver uma equação sem perder o equilíbrio
Podemos comparar uma equação a uma balança em equilíbrio.
Isso significa que os dois pratos devem estar em equilíbrio. Se alguma coisa for acrescentada a um dos pratos, um peso igual deve ser acrescentado ao outro prato, para não se perder o equilíbrio. E o mesmo deve ser feito quando alguma coisa é retirada de um dos pratos.
Na balança da figura anterior, as 2 abóboras mais um peso de 2 kg somam um peso igual a 10 kg. Isso pode ser escrito da seguinte maneira:
2x + 2 = 10,
onde x é a incógnita que representa o peso de cada abóbora.Traduzindo para a linguagem matemática, fica assim:
Uma das etapas na solução de um problema é verificar se a resposta encontrada está correta. Para isso, devemos substituir na equação o valor encontrado, no caso x = 4.
2 x + 2 = 10
2 . 4 + 2 = 10
8 + 2 = 10
10 = 10
Exercício 1
A soma de dois números consecutivos é 1.349. Quais são esses números?
Exercício 2
Resolva as equações:
Exercício 3
Uma caneta custa R$ 1,00 a mais que um lápis. Comprei 2 canetas e 4 lápis e gastei R$ 3,20.
a) Escreva uma equação que solucione o problema.
b) Qual o valor de cada caneta?
c) Qual o valor de cada lápis?
Exercício 4
Somando 6 ao triplo de um número, o resultado é 42. Qual é esse número?
fonte: material do novotelecurso2000fundmatematica.pdf.
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